Nova diretoria da Associação Giuseppe Garibaldi toma posse para o triênio 2025–2028
2025-07-23
Um Pouco Mais Sobre
Cliceu Luis Bassetti, empresário e ex-procurador regional do Ministério Público do Trabalho, será o novo presidente
Em uma noite de celebração e renovação, a Associação Giuseppe Garibaldi empossou, na segunda-feira (23), sua nova diretoria para o triênio 2025–2028. O empresário e ex-procurador regional do Ministério Público do Trabalho, Cliceu Luis Bassetti, foi oficialmente nomeado presidente da instituição, sucedendo a ex-governadora Cida Borghetti, que encerrou um ciclo de seis anos à frente da entidade e permanece agora como vice-presidente.
A cerimônia, realizada no icônico Palácio Garibaldi, em Curitiba, reuniu autoridades, conselheiros, associados e representantes da comunidade italiana. Entre os presentes estava o governador em exercício do Paraná, Darci Piana.
Em seu discurso de posse, Cliceu Bassetti destacou o compromisso com a história da Associação e com o fortalecimento da cultura ítalo-brasileira na capital paranaense.
“Estou honrado em assumir a presidência desta histórica instituição no momento em que também comemoramos 142 anos de fundação. A honraria agora se traduz em permanente desafio para merecer”, destacou.
“Agradeço as palavras generosas e amigas recebidas, que servem de estímulo para continuar a trilhar nosso trabalho”, afirmou Bassetti.
Entre as metas da nova gestão estão o fortalecimento das ações culturais, a valorização da italianidade e a consolidação do Palácio como espaço de memória e inovação.
O governador em exercício, Darci Piana, destacou a importância da instituição.
“É uma grande alegria participar da posse da nova diretoria da tradicional Associação Giuseppe Garibaldi. Parabenizo a sempre dedicada Cida Borghetti pela gestão à frente da presidência e desejo sucesso ao novo presidente, Cliceu Bassetti, que certamente fará um excelente trabalho com seu currículo extraordinário”.
A nova diretoria foi eleita por aclamação no dia 9 de junho, em processo democrático com participação ativa dos associados.
Despedida de Cida Borghetti
Em sua fala de despedida, a ex-presidente Cida Borghetti agradeceu o apoio recebido ao longo de sua gestão (2019–2025) e ressaltou os avanços institucionais da entidade.
“Encerramos um ciclo com saldo positivo, crescimento no número de associados, modernização da gestão e uma programação cultural viva e conectada com a sociedade. Tenho muito orgulho do que construímos juntos”, afirmou.
Durante o evento, Cida também compartilhou um balanço dos seis anos de gestão e homenageou os que contribuíram para os avanços da Associação.
“Foram seis anos de dedicação, ao lado de uma diretoria atuante e conselheiros comprometidos com a preservação da italianidade e com o fortalecimento institucional do nosso Palácio. Gratidão imensa ter presidido esta instituição”.
142 anos de história
A cerimônia também marcou as comemorações dos 142 anos da Associação Giuseppe Garibaldi, uma das mais tradicionais instituições culturais do Paraná. A noite festiva contou com apresentações artísticas, homenagens e o tradicional parabéns com bolo comemorativo.
Destaque para a entrega da Medalha Honra Garibaldina aos membros da diretoria e conselhos da gestão 2022–2025 — um gesto de reconhecimento ao trabalho prestado à entidade. Também foram homenageadas as senhoras Letícia Manfrin, Maria Luiza Bassetti e Alba Gastaldi, que receberam os tradicionais pratos da Boa Lembrança, confeccionados pela Porcelana Schimit e ilustrados com aquarela exclusiva do artista Rubens Gennaro.
Outro momento de destaque foi a entrega da Medalha Honra Garibaldina Especial ao deputado federal Ricardo Barros, em reconhecimento por sua atuação pública e contribuição ao desenvolvimento do Paraná, especialmente por meio de sua articulação junto ao governo federal.
A noite se encerrou com a entrega do Prêmio Anita Garibaldi 2025, concedido a mulheres que se destacam pelo compromisso com a cultura, união e representatividade ítalo-brasileira. A homenageada da vez foi a Cônsul-Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti, que recebeu o troféu criado especialmente para a ocasião pelo escultor gaúcho Sérgio Coirolo.
Programação Cultura
O espetáculo iniciou com o Trio Borghetti, liderado pelo renomado instrumentista, Renato Borghetti, que emocionou o público ao unir tradição gaúcha e inovação em sua performance na gaita-ponto.
Na sequência, a soprano Carmen Monarcha, acompanhada pelo pianista Daniel Gonçalves, encantou a plateia com interpretações de diferentes estilos musicais.
E em um gesto de amizade e integração entre os povos, a consulesa do Japão em Curitiba, Naomi Mitsui, esposa do cônsul-geral Yasuhiro Mitsui, surpreendeu os presentes ao executar ao piano a clássica canção ‘O Sole Mio’ — uma homenagem que simbolizou os laços entre Japão, Itália e Brasil.
Presenças
A solenidade também contou com a presença do cônsul-geral do Japão no Paraná, Yasuhiro Mitsui, da Cônsul da Bélgica, Lúcia Casilo, da deputada estadual Maria Victoria, segunda secretária da Assembleia Legislativa do Paraná, do secretário do Cerimonial e de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolfo Zanin Feijó, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão, procuradora - geral do Município, Vanessa Volpi, e a presidente da OAB Paraná, Graziela Marins.
Nova diretoria (2025–2028)
A nova composição do Conselho Diretor da Associação Giuseppe Garibaldi é formada por:
Presidente: Cliceu Luis Bassetti
Vice-Presidente: Maria Aparecida Borghetti
Diretor Financeiro: Benoni Constante Manfrin
Diretor Administrativo e do Patrimônio: José Eduardo Gastaldi
Diretor Jurídico: Jean Carlo Leek
Coordenador Cultural: Luiz Antônio Abagge
O Conselho Fiscal:
Vittorio Romanelli
Luis Mario Luchetta
Roberto Antonio Massaro
Juraci Barbosa Sobrinho
Fernando Eugenio Ghignone
Roberlei Aldo Queiroz
Sérgio Luiz Bellotto Jr.
Paulino Viapiana
O Conselho Deliberativo contará com:
Walter Antonio Petruzziello
Celso Luiz Gusso
Virgilio Moreira Filho
Flavio Pansiere
Amílcar Rafael Greca
Rubens Aparecido Genaro
Ragnhild Gabbe Borgomanero
Fabio Medina Alberto
Diego Caetano da Silva Campos
Flavio Zanette