Um símbolo de coragem, liberdade e italianidade agora floresce nos jardins do Palácio Garibaldi, em Curitiba.
A Rosa de Anita é uma flor híbrida criada na Itália para homenagear Anita Garibaldi, a heroína brasileira conhecida como a "Mãe da Pátria Italiana". *Em 2023, durante as comemorações dos 138 anos da Associação Giuseppe Garibaldi e o Bicentenário de nascimento de Anita, o Palácio foi escolhido como um dos locais oficiais para o plantio da rosa no Brasil.
A muda da rosa chegou ao Palácio Garibaldi em uma cerimônia especial no dia 1º de junho de 2023, com a presença de autoridades italianas e brasileiras, membros da Associação e representantes da cultura ítalo-brasileira. O plantio marcou o início de uma nova etapa na história do Palácio: a de integrar a rota internacional da Rosa de Anita, junto a centros culturais da Itália, Europa e América Latina que celebram sua memória.
Desenvolvida pelo botânico Giulio Pantoli, em parceria com o Museo Renzi, o Governo da Emília-Romagna e o Instituto CulturAnita, a Rosa de Anita é plantada apenas em locais que cultivam e preservam o legado histórico e cultural de Anita Garibaldi.
No Palácio Garibaldi, a rosa representa a força da história que une o Brasil e a Itália, e mantém viva a memória de uma mulher que atravessou continentes em nome da liberdade.
A Rosa de Anita pode ser visitada em nossos jardins e faz parte do conjunto de símbolos que tornam o Palácio Garibaldi um espaço único em Curitiba — onde tradição, cultura e beleza se encontram.