Cida é a primeira mulher a presidir a Associação Giuseppe Garibaldi em 136 anos

Cida faz seu primeiro discurso como presidente (Foto: Eliel Ramos) 

 

 

A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, assumiu nesta segunda-feira (1) a presidência da Associação Giuseppe Garibaldi para o triênio 2019-2022. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Palácio Garibaldi, no centro histórico de Curitiba.


Cida, que já fazia parte do conselho deliberativo, é a primeira mulher a comandar a entidade em 136 anos de história. “Aceitei o convite de presidir a Sociedade Garibaldi e faço isso como forma de agradecer nossos antepassados pela coragem que tiveram ao largar tudo na Itália há um século e meio e partir para uma nova vida”, enfatizou a nova presidente durante discurso.

Cida Borghetti assumiu o lugar de Benoni Manfrin, que na nova gestão ocupará a vice-presidência. A diretoria foi eleita em junho por unanimidade. 

“Ao assumir a presidência da Associação Garibaldi, quero renovar meu compromisso de trabalhar pela preservação do patrimônio dessa instituição de mais de 136 anos e ampliar suas ações culturais na comunidade. Reconheço o esforço das diretorias que me antecederam e que conduziram os destinos da Garibaldi até aqui. Cabe-me agora dar continuidade ao bom andamento desse ícone da cultura italiana de Curitiba e do Paraná”, disse Cida, que agradeceu a confiança de todos e pediu a colaboração dos associados na condução dos trabalhos da entidade.

“Conto com o apoio de todos nessa missão que parece simples, mas que vai exigir de cada um de nós dedicação, trabalho e persistência. Só assim vamos atingir nosso objetivo que é fazer da Garibaldi uma associação à altura da história dos imigrantes italianos que vieram”, completou. 

 

Manfrin desejou sucesso à nova diretoria da Giuseppe Garibaldi (Foto: Eliel Ramos) 

 


AVANÇOS - Em sua despedida, Manfrin destacou as conquistas de sua gestão, desejando êxito também à nova diretoria. "Tenho certeza que ela vai mudar o ritmo desta casa. Nós conseguirmos colocar a sociedade no circuito da comunidade curitibana de novo e eu sei que ela vai fazer muito mais pelos projetos que nós temos aqui", afirmou.

Durante o evento também foi feito o descerramento do quadro de Manfrin para a galeria dos ex-presidentes.

 

Foto de Manfrin entra para a galeria de ex-presidentes (Foto: Eliel Ramos)  

 

 

DIRETORIA - Além de Cida, a nova diretoria tem o vice-presidente Benoni Constante Manfrin; o diretor financeiro e do patrimônio Cliceu Luis Bassetti; o diretor administrativo José Eduardo Gastaldi; o diretor cultural e de relações públicas João Felipe Ribeiro da Costa Oliveira e o assessor jurídico Roberlei Aldo Queiroz.

O conselho fiscal é formado por Vittorio Romanelli, Luis Mario Luchetta, Giuseppe Lanzuolo, Juraci Barbosa Sobrinho, Fernando Eugenio Ghignone, Rodrigo Linne Neto, Francesco Pallaro, Paulino Viapiana e Walter Antonio Petruzziello. Já o conselho deliberativo conta com Celso Luiz Gusso, Virgílio Moreira Filho, João Carlos Almeida Formighieri, Amílcar Rafael Greca, Rubens Aparecido Gennaro, Ragnhild Gabbe Borgomanero, Jean Carlo Leek, Sandro Gilbert Martins e Flavio Zanette.

 

Membros da Associação (Foto: Divulgação)  

 
TRAJETÓRIA – Escolhida para a presidência da Associação, Cida Borghetti, nasceu na cidade de Caçador (SC). Cida é embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF) e referência internacional em primeira infância e saúde preventiva. Foi governadora do Paraná, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Sua gestão foi marcada pela eficiência e pelo diálogo. Investiu acima dos valores exigidos por lei nas áreas de Saúde e Educação.

Empresária, formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com especialização em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi deputada estadual por dois mandatos (2003/2010), deputada federal (2011/2014) e presidente voluntária do Provopar Maringá (1990/1992).
  
ASSOCIAÇÃO – Construído entre os anos de 1887 e 1904, o Palácio Garibaldi carrega em sua identidade uma arquitetura neoclássica. Sede da Associação Giuseppe Garibaldi, fundada em 1883, o Palácio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial, Celso Gusso; o cônsul da Itália, Rafaele Festa; o cônsul da Bélgica, João Casillo; o deputado federal, Ricardo Barros; deputada estadual, Maria Victoria, associados, amigos e familiares.

Please reload

Últimas notícias

Please reload

Tags
 Palácio Garibaldi - Espaço para Eventos Curitiba