Milhares de pessoas já passaram pela 1ª Festa da Itália

26.6.2019


Especialmente aos finais de semana, o volume de público aumentou consideravelmente

 

Com a abertura dos portões, Palácio Garibaldi já recebeu milhares de visitas (Foto: Eliel Ramos)

 

 

Não é exagero dizer que a 1ª Festa da Itália está sendo um sucesso de público. De 07 de junho, quando começou, até agora, o evento já atraiu milhares de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, curitibanos e turistas, italianos e seus descendentes.

 

Quem passou pelo Palácio Garibaldi, conheceu um pouco mais sobre a cultura ítalo-brasileira por meio de danças folclóricas, músicas, gastronomia e exposições. A festa, que conta com o apoio da Copel por meio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), se encerra na próxima sexta-feira (28).

 

Diretoria presente

 

O diretor administrativo da Associação Giuseppe Garibaldi, José Eduardo Gastaldi, é descendente de italianos. Há várias décadas, seus familiares mantêm vínculos com a entidade fundadora do Palácio, o que estreita ainda mais o seu laço com o lugar. “Me orgulho porque meus tios e bisavós foram alguns dos fundadores. Eu sou sócio desde 1982, para ajudar a preservar a casa”, conta. O bisavô de Gastaldi, Nicola Petrelli, presidiu a Associação no passado.

 

Gastaldi é um dos diretores que mais marcou presença nas atividades da Festa da Itália. Segundo ele, uma forma de prestar apoio ao presidente Benoni Manfrin. “Tenho procurado só ajudar o Manfrin nessa caminhada. Ele foi uma pessoa fantástica porque trouxe um novo dinamismo para a Associação”, afirma, destacando também outras ações desempenhadas pela atual presidência, cuja gestão se encerra junto com este mês.

 

Para o diretor, a 1ª Festa da Itália representa um marco para a divulgação da cultura italiana e da própria Associação. “É uma luta constante dos sócios buscar a preservação da casa. A partir dessa festa, nós buscamos abrir as portas para a sociedade e trazer gente nova para cá”, fala ele. O sentimento de Gastaldi é de alegria e satisfação por ver tudo se concretizando.

 

Foi ressaltada por Gastaldi também a participação do diretor financeiro e de patrimônio da Giuseppe Garibaldi, João Felipe Ribeiro. “Ele representou uma boa entrada no quadro associativo. Um rapaz jovem, com muita energia, muita vontade, gosta de cultura, gosta de música. Então, agregou à filosofia que queremos mostrar daqui para frente”, comenta o diretor administrativo.

 

Gastaldi posa com o retrato de seu bisavô (Foto: Ale Belini) 

 

 

Missa em italiano

 

Uma das grandes atrações da 1ª Festa da Itália foi a missa celebrada em italiano pelo padre Claudio Weronig, nas dependências do Palácio Garibaldi, no dia 16 de junho. O religioso está há meio século no Brasil, mais precisamente desde 25 de fevereiro de 1969 e, apesar do sobrenome austríaco herdado do bisavô, é um italiano nato e um brasileiro de coração.

 

Weronig recorda que no ano de sua chegada às terras brasileiras, se instalou em Curitiba e logo conheceu o Palácio. “Me trouxeram aqui para um evento, mas eu nunca mais voltei”, revelou. Na Festa da Itália, após 50 anos da primeira visita, o padre teve a oportunidade de reviver a experiência do passado. “Eu quero rever tudo o que acontece aqui dentro, a história da Itália e a história desta cidade que acolheu os italianos”, declara, enquanto relata sobre o chamado divino que o trouxe naquele tempo para a “Terra de Santa Cruz”, como se referiu ao país.

 

Padre Claudio Weronig celebra missa no Palácio Garibaldi (Foto: Eliel Ramos)

 

 

Sabor da Itália

 

Aos finais de semana, a 1ª Festa da Itália contou com a presença de food trucks e de uma feira de produtos típicos como vinhos, grapas, embutidos, doces, massas, entre outros alimentos. Os feirantes participantes representaram as colônias italianas de Curitiba e Região Metropolitana.

 

Rosania Ribeiro, de Fazenda Rio Grande, foi uma das feirantes - sua empresa é a Torte Fatte. Ela, que é descendente de italianos (sua família carrega o sobrenome Marcon), afirma que o seu gosto pela culinária é uma influência de suas origens.

 

Para o evento, Rosania apresentou receitas com os sabores e a identidade da Itália. Ingredientes tipicamente utilizados na cozinha italiana e as cores da bandeira ficaram bem evidentes no colorido bolo de pote e na torta salgada de manjericão com linguiça, preparados especialmente para a ocasião.

 

Sobre a festa, a feirante não economizou elogios: “Estou amando e estou muito emocionada porque está tudo muito lindo”, disse.

 

Rosania Ribeiro preparou produtos especialmente para a Festa da Itália (Foto: Ale Belini)

 

 

Aprovação do público

 

Milhares de pessoas passaram pela 1ª Festa da Itália nos dias de sua realização. Principalmente aos domingos, o Palácio reuniu um público que aproveitou as apresentações musicais programadas e circulou pelos cômodos do local.

 

A gaúcha Eunice Maruri foi uma que marcou presença. Maru, como gosta de ser chamada, mora há mais de 30 anos em Curitiba e diz que ama a cidade. Frequentadora assídua da Feira do Largo da Ordem, ela explica que já conhecia o Palácio Garibaldi e que aproveitou a manhã de 16 de junho para apreciar as atrações.

 

 “A festa está muito bonita, as danças estão muito bonitas e é muito bonito ver os grupos tocando. Está tudo muito bonito, muito bem organizado e muito animado. Eu estou adorando”, apontou a visitante.

 

Maru se divertiu ao som da música italiana (Foto: Ale Belini)

 

 

Luiz Gagliastri, curitibano de sangue italiano, como ele mesmo se intitula, conta que também já conhecia o Palácio. “Como descendente de italianos, eu sempre frequentei festas e eventos aqui, já conheço a tradição italiana, o propósito e a proposta que o Garibaldi tem aqui para a nossa cidade”, destacou. 

 

O visitante avaliou a festa com entusiasmo. “Olha, qualquer festa italiana é maravilhosa, você vê gente sorrindo, alegre e feliz”, concluiu.

 

Luiz Gagliastri: um curitibano de sangue italiano (Foto: Ale Belini)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Últimas notícias

Please reload

Tags
 Palácio Garibaldi - Espaço para Eventos Curitiba