1ª Festa da Itália celebra a cultura ítalo-brasileira
Curador do evento fala sobre a festividade e os motivos de sua realização
Chegou a hora: começa a 1ª Festa da Itália, no Palácio Garibaldi. De 07 a 28 de junho, o casarão histórico sediará eventos que marcam a retomada de atividades culturais e artísticas ítalo-brasileiras no espaço. A entrada é franca.
O mês de junho
Junho não foi escolhido por acaso para a realização da festa. Segundo Fábio Chedid, curador do evento, o período é próximo de datas importantes. “Especialmente em junho, logo no início, temos o Dia da Itália, que é celebrado em função da unificação do país. Já no final, nos aproximamos da data de aniversário da Associação Giuseppe Garibaldi, comemorada no dia 1º de julho”, conta.
Atrações artísticas, culturais e gastronômicas - incluindo exposições, feiras, apresentações musicais e de dança - estão programadas para o período. Essa também é uma oportunidade para adultos e crianças visitarem o Palácio, local tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, com mais de um século de existência.
Vale destacar que o Palácio Garibaldi pertence à Associação Giuseppe Garibaldi, idealizadora da festividade. Trata-se de uma iniciativa da atual diretoria da entidade, presidida atualmente por Benoni Constante Manfrin.
A realização conta com o apoio da Copel, por meio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice).
Culturas amigas
A cultura italiana está bastante presente no dia a dia do brasileiro, desde costumes até a gastronomia. O curador reforça que a Itália é um país amigo do Brasil: “Nesse sentido, celebrar o patrimônio cultural mútuo é muito importante”, avalia.
O Palácio nasceu para reunir imigrantes italianos que escolheram o Brasil como morada. Ao longo do tempo, o espaço permaneceu sendo utilizado pela sociedade local e hoje, com a Festa da Itália, essa função se renova. É importante lembrar que o imóvel fica no centro histórico de Curitiba, no bairro São Francisco, região do Largo da Ordem, onde estão alguns dos lugares mais antigos da memória curitibana.
A 1ª Festa da Itália vem para celebrar a cultura ítalo-brasileira, de acordo com Fábio Chedid. “Isso é importante, a continuidade, a preservação das ideias, é celebrar a preservação do patrimônio cultural”, conclui.
Visitação
Durante a 1ª Festa da Itália, a exposição Memória Italiana no Paraná, no Palácio Garibaldi, estará aberta para visitação mediada, de terça a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Para visitações escolares, é necessário solicitar o agendamento pelo telefone: (41) 99112-5147 (Fernanda).
Visitação escolar realizada em 06 de junho, data da pré-estreia da 1ª Festa da Itália (Foto: Eliel Ramos)
Serviço 1ª Festa da Itália Data: 07 a 28 de junho de 2019 Local: Palácio Garibaldi (Praça Giuseppe Garibaldi, nº 12 - São Francisco)
Yorumlar