A Sociedade Garibaldi foi fundada em 1883 e nasceu da idéia de reunir os imigrantes italianos em Curitiba, sob o mesmo ideal que levou Giuseppe Garibaldi a lutar pela unificação da Itália e pela Revolução Farroupilha no Brasil. A Sede da Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi em Curitiba, foi projetada por Ernesto Guaita, engenheiro e agente consular da Itália, natural de Turim, radicado em Curitiba.

 

Iniciada em 1887, a construção do Palácio Giuseppe Garibaldi foi concluída em 1904. Já a fachada de estilo neoclássico só ficou pronta em 1932, uma obra do arquiteto João de Mio, o mesmo arquiteto da Igreja de São Pedro.

Palácio Garibaldi

A casa de integração da buona gente

O Palácio Garibaldi teve papel importante em vários momentos históricos da cidade. Sediou o I Congresso Estadual do movimento operário paranaense, em 1906 - evento que deu origem à criação da Federação Operária do Paraná.

 

Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio foi desapropriado pelo governo e serviu como sede do Tribunal Regional Eleitoral e Palácio da Justiça.

 

Em 1962 o Palácio foi devolvido à Sociedade e em 1988 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, continuando a ser a sede da Sociedade Garibaldi.

Foto: Joker Fotografias

Foto: Acervo do Palácio

Giuseppe Garibaldi

Giuseppe Garibaldi nasceu em 1807, na Itália, e era filho de um pescador. Começou a viajar aos 15 anos, como ajudante em um navio. Influenciado por Giuseppe Mazzini, tornou-se um revolucionário na tentativa de unificar a Itália. Em 1835 fugiu para o sul do Brasil, onde conheceu sua esposa e companheira de batalhas, Anita Garibaldi. Lutaram juntos em campanhas no Brasil, no Uruguai e na Europa.

Um local tradicional e luxuoso, localizado no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba, o Palácio Garibaldi é também utilizado para a realização de eventos que buscam requinte e qualidade, somados à sua tradicional arquitetura neoclássica e ricos detalhes internos.

 

Entre em contato conosco e venha realizar seu evento em um Palácio!

Imprensa

Conheça a Diretoria

Área Restrita à Membros
Área Restrita à Membros
Área Restrita à Membros

Conselho Diretor

Conselho Fiscal

Giuseppe Lanzuolo

Luis Mario Luchetta

Vittorio Romanelli

Francesco Pallaro

Paulino Viapiana

Fernando Eugenio Guinhogne

Juraci Barbosa Sobrinho

Presidente

Maria Aparecida Borghetti
Vice-Presidente
Benoni Constante Manfrin
Diretor Financeiro e do Patrimônio

Cliceu Luis Bassetti

Diretor Administrativo

José Eduardo Gastaldi

Diretor Cultural

João Felipe R. da Costa Oliveira

Assessor Jurídico

Roberlei Aldo Queiroz

Conselho Deliberativo

Celso Luiz Gusso

Rubens Aparecido Genaro

Virgilio Moreira Filho

João Carlos Formigueri

Walter Antonio Petruzziello

Amilcar Greca

João Carlos A. Formighieri

Ragnhild Gabbe

Jean Carlo Leek

Sandro Gilbert Martins

Flavio Zanette

 Palácio Garibaldi - Espaço para Eventos Curitiba